top of page

Blog

FISIOTERAPIA NA OSTEOARTROSE DE JOELHO

*ATENÇÃO! Os direitos reservados desta postagem possuem exclusividade do site fisioexplica.wix.com/fisioexplica*

Fisioterapia na osteoartrose de joelho (...)

Fonte: artrose1.rssing.com

A osteoartrose (AO) é considerada uma das principais causas de incapacidade funcional, sendo uma das doenças articulares mais prevalentes (IMAMURA, 2010). A osteoartrose de joelho é uma doença de característica inflamatória e degenerativa, que ocasiona na destruição da cartilagem articular, desenvolvendo uma deformação da articulação, podendo ser observado diminuição do espaço articular devido à perda cartilaginosa na área de maior suporte de carga, microfraturas, cistos e esclerose no osso subcondral e formação de osteófitos nas bordas articulares (GIORGI, 2001; CAMANHO, 2001; MARQUES e KONDO, 1998).


Fonte: clinicaqualivida.com.br


A osteoartrose de joelho é associada à dor e rigidez articular, deformidade e progressiva perda da função, afetando o indivíduo em múltiplas dimensões: do nível orgânico até o social (MARQUES e KONDO, 1998).A deformidade articular na osteoartrose de joelho é complexo de característica progressiva, desenvolvendo na maioria dos casos desvio em varo (pernas arqueadas). A destruição da articulação pode acarretar na desestruturação por completo do aparelho osteoligamentar e exacerbação da deformidade, fazendo-se necessário neste caso a artroplastia total (substituição total do joelho por próteses), assim como nos casos de dor incapacitante, intensa e refratária, para auxiliar na qualidade de vida dos pacientes (IMAMURA, 2010; CAMANHO, 2001).


Abaixo ilustração de artroplastia de joelho

Fonte: harlesonortopedista.com.br


Em um estudo prévio realizado por Imamura (2010) referente à osteoartrose de joelho, foi evidenciado que a hiperalgesia de origem central é o causador por um grande porcentual da dor relatada pelos pacientes do estudo. Sugerindo que o sistema nervoso central e periférico estão envolvidos na manutenção da dor crônica desses pacientes. Inicialmente a hiperalgesia é notada somente no local afetado. Porém, a dor ao se tornar refratária, mecanismos de sensibilização central e periférica passam a colaborar para a manutenção dos quadros dolorosos, independente do desenvolvimento periférico que a ocasionou (IMAMURA, 2010).


Abaixo representação esquemática das vias nervosas aferentes e eferentes relacionadas à inervação do joelho com artrose.

Fonte: IMAMURA, 2010


Um dos objetivos do fisioterapeuta no tratamento de casos de osteoartrite de joelho é: propiciar o alívio da dor, melhora na qualidade funcional, ganho de amplitude de movimento (ADM) e ganho de força, através dos recursos fisioterapeuticos como: crioterapia, ondas curtas, cinesioterapia, fisioterapia aquática, exercícios isométricos, isotônicos progressivos para a musculatura, mobilização passiva e ativa, entre outros (SILVA, IMOTO e CROCI, 2007; MARQUES e KONDO, 1998).


Fonte: maniadesaude.com.br


Lembrando que, o fisioterapeuta e o paciente devem estar atentos para sinais e sintomas de exercícios demasiados tais como: aumento de edema, algia após o exercício que persista por mais de duas horas e aumento da fadiga, afim de, evitar comprometimentos maiores à articulação (MARQUES e KONDO, 1998).


Fonte: artrose1.rssing.com

O tratamento fisioterapeutico na osteoartrose de joelho contribui significativamente na redução do impacto causado pela mesma, evitando desta maneira, danos que possam causar a redução funcional do paciente que consequentemente acarretam na incapacidade do indivíduo.


REFERÊNCIAS:


CAMANHO, G. L.. Tratamento de osteoartrose do joelho. Rev. Bras. Ortop. São Paulo. Vol. 36, nº 5, p. 135-140, Maio, 2001.


GIORGI, R. D. N. Osteoartrose na prática clínica. Rev. Moreira Junior. São Paulo. p. 17-30.


IMAMURA, Marta. Artrose de joelho e sensibilização central: encontrando o melhor alvo terapêutico. Rev. Neurociências. São Paulo. Vol. 6, nº 2, p. 86-90. 2010.


MARQUES, A. P.; KONDO, A. A fisioterapia na osteoartrose. Rev. Bras. Reumatol. São Paulo. Vol, 38, nº 2, p. 83-90. Mar/Abr, 1998.


SILVA, A. L. P.; IMOTO, D. M.; CROCI, A. T. Estudo comparativo entre a aplicação de crioterapia, cinesioterapia e ondas curtas no tratamento de osteoartrite de joelho. Rev. Acta ortop. Bras. São Paulo. Vol. 15, nº 4, 2007.




Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page